Lumus RPG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lumus RPG

LUMUS RPG
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar
Entrar
Nome de usuário:
Senha:
Entrar automaticamente: 
:: Esqueci-me da senha
Ações2

ON:
09 Dezembro 2098
(domingo)

Info: 
É INVERNO e a neve cobre o chão, a temperatura está na faixa de -7 graus.

• A LUA
é Crescente






■ Hogsmeade
Visita a Hogsmeade liberada
compareçam
(link)

■ Ações Diversas




■ Aviso 1:
Pedimos que todos compareçam na visita a Hogsmeade.


■ Inicio do Turno:
29/01/2013




Equipe Lumus




•LUMUS

•NOX


•PATRONUM

•DEMENTADOR


  ■Sobre o Forum:
• Inaugurado em 10/03/2011






■Contato:
•Email: forumlumus@gmail.com



Parceiros


Adicione nosso button e envie um email para forumlumus@gmail.com

 

Nossos Parceiros:

Fórum grátis  Feitiços 2


Créditos
Feitiços D6jqc
Créditos

O RPG Lumus é um fórum de RPG baseado nas histórias de J.K.Rowling.

Todas as citações contidas não contêm fins comerciais. São apenas para entretenimento.

Todo conteúdo disposto no fórum - imagens, html e tramas- é de uso único e exclusivo do RPG Lumus. Não copie sem autorização.
Últimos assuntos
» Lista de Avatares
Feitiços Icon_minitimeQua Abr 03, 2013 11:44 am por Stella Deveraux

» Vagas para Adultos
Feitiços Icon_minitimeQua Mar 20, 2013 7:13 am por Nox

» FICHA DE INSCRIÇÃO - ALUNOS HOGWARTS
Feitiços Icon_minitimeTer Jan 22, 2013 8:06 am por Lumus

» FICHA DE INSCRIÇÃO - ADULTOS
Feitiços Icon_minitimeTer Jan 22, 2013 8:05 am por Lumus

» Vagas Alunos, Monitores, Quadribol
Feitiços Icon_minitimeSeg Jan 21, 2013 8:08 am por Lumus

» Características Especiais
Feitiços Icon_minitimeSeg Jan 21, 2013 6:54 am por Lumus

» Feitiços
Feitiços Icon_minitimeSex Jan 18, 2013 10:31 am por Lumus

» Regras Gerais
Feitiços Icon_minitimeSáb Dez 29, 2012 9:50 am por Lumus

» Lumus - A Historia
Feitiços Icon_minitimeTer Dez 11, 2012 1:35 pm por Lumus


 

 Feitiços

Ir para baixo 
AutorMensagem
Lumus
Admin
Lumus


Mensagens : 30
Data de inscrição : 16/11/2012

Feitiços Empty
MensagemAssunto: Feitiços   Feitiços Icon_minitimeSex Jan 18, 2013 10:31 am

Feitiços
Abaffliato: Invade os ouvidos de pessoas próximas com um zumbido interminável, o que permite uma conversa sem que outros percebam.

Aberratio Ictus: Seu efeito é fazer o feitiço do oponente desviar-se para outro alvo.

Accio: Feitiço Convocatório. Faz qualquer objeto vir na direção da pessoa que conjurou o feitiço.

Actus: Faz com que o objeto atingido ative sua principal função, como por exemplo, caldeirões auto-mexerem, archotes acenderem, etc.

Aguamenti: Produz um jato de água que sai da varinha.

Airpin: Ácido Poderoso que derrete qualquer coisa.

Alarte Ascendare: Feitiço que lança o alvo para o alto, fazendo com que ele bata violentamente no chão.

Alohomorra: Destranca portas e baús trancados. Muito útil.

Amornae: Faz com que o fogo não queime, se tornando apenas uma brisa morna.

Anapneo: Limpar a traquéia respiratória e a boca, se estiver bloqueada.

Anestecsi: anestesia a pessoa

Animus: Desfaz pequenas transfigurações.

Aparatar: Feitiço não-verbal sem uso de varinha. Serve para se "teletransportar" de um lugar à outro.

Aparecium: Faz o invisível ficar visível. Faz textos que foram escritos com tinta invisível aparecer.

Aqua Eructo:Da varinha sai água donde pode apagar incêndios ou enfrentar bichos de fogo.

Arania Exumai: Feitiço contra aranhas. Faz a aranha ser jogada para longe.

Aresto Momentum: Feitiço que pode ter o efeito de parar um movimento, o tempo ou segurar objetos no ar.az alguém parar no tempo se estiver caindo, por exemplo.

Arianno Detectum: Indentifica se a pessoa é mestiça trouxa aborto ou sangue-puro. (vermelho, amarelo,laranja e azul).

Ascendio: Lança para o alto o alvo atingido.

Asclépio: Faz um corte cicatrizar-se.

Ava Orumai: Enfeitiça a pena ou o pergaminho, para prevenir o escritor de colar enquanto escreve as respostas.

Avifors: Transforma objetos, como pedras, em pássaros.

Avis: Cria um pequeno bando de pássaros cantantes.

Azaração das Lesmas: Faz o atingido começar a vomitar lesmas.

Bamboé: Faz com que as pernas do oponente fiquem "bambas".

Bombarda Máxima: Muito mais poderoso que a bombarda, podendo derrubar paredes, muros.

Bombarda: Provoca uma grande explosão. Uma espécie de Reducto, só que mais poderoso.

Brackium Remendo: Feitiço usado para unir os ossos.

Bubbles: Cria bolhas de sabão de variadas cores, brilhos e tamanhos.

Cabeça-De-Bolha: Cria uma bolha em volta de sua cabeça, lhe permitindo respirar embaixo d'água e fornecendo um suprimento curto de ar puro.

Capilaris: Faz os cabelos do bruxo, crescerem o tanto que for especificado.

Cara-de-lesma: Faz o alvo vomitar lesmas por um tempo.

Carpe Retractum: Cria uma corda de luz que serve para puxar alguma coisa até você ou você até alguma coisa

Ceruleanous: Permite ao bruxo controlar o tempo, meteorológico, em pequenas proporções.

Cistem Aperio: Serve para explodir fechaduras.

Claustrophobio: O alvo sente como se estivesse em uma sala que as paredes fossem se fechando, porém sem danos físicos.

Cofringo: Qualquer coisa que tem contato com esse feitiço explode.

Colloportus: Tranca uma porta por meio de magia. A porta só pode ser aberta usando o feitiço "Alohomorra".

Commoror Virga: Contra-feitiço expelliarmus, caso o oponente lance em você expelliarmus, use Commoror Virga para que a varinha não deixe sua mão.

Confundus: Confunde o alvo.

Congelar Chamas: Torna as chamas do fogo agradáveis e frescas. Era muito usado na Idade Média, pelas bruxas que eram queimadas em fogueiras.

Conjunctivitus: Faz o alvo atingido ficar com conjuntivite em um dos olhos.

Conjurius Army: Feitiço não verbal, que permite conjurar qualquer objeto. Requere bastante treino, para conjurar objetos cada vez mais complexos e grandes.

Conjutivictus: Causa cegueira temporária atacando o olho do inimigo. Pode deixar cego.

Consciu - mantém a pessoa consciente

Couprad: Feitiço para Corte. Corta algo desejado.

Currente Calamo: Ao correr da pena. O feitiço realizado em uma pena faz com que ela escreva sozinha, apenas escutando a voz de seu dono.

Defero: Encante duas penas e dois pergaminhos para que eles passem mensagens de longe um para o outro sendo que os portadores dos pergaminhos iram ver o que o outro escreve então podendo responder, estando muito longe ou muito perto.

Defodio: Este feitiço faz com que entalhes profundos apareçam no objeto alvejado. Utilizável apenas em Madeira e Vidro.

Deletrius: Faz desaparecer aquilo que foi criado somente pelo feitiço "Prior Incantatem".

Densaugeo: Azaração que faz os dentes crescerem.

Depulso: Serve para empurrar coisas.

Descendio: Provavelmente este feitiço faz com que o objeto alvejado mova-se pra baixo.

Desilusionar: Funciona como uma espécie de capa de invisibilidade, usado para voar sem que o bruxo seja percebido em sua vassoura pelos trouxas.

Desimo Domus: Feitiço de proteção para casas e prédios, serve como uma barreira de magia que protege todo o local.

Desino Lacesso: Serve para cancelar um feitiço, antes dele chegar até o alvo.

Diffindo: Feitiço do corte. Serve para romper ou rasgar coisas.

Diffindossum: Serve para quebrar um osso (depende para onde o feiticeiro apontar).

Dissendium: Abre a passagem da estátua da bruxa caolha.

Doaid: faz curativo.

Dormentia: Faz com que o alvo sinta como se um membro do seu corpo estivesse sendo arrancado.

Ebublio: Esquenta a água.

Encèndre: Feitiço para Congelar Chamas. Torna chamas de fogo em agradáveis e frescas.

Enervate: Feitiço usado para acordar pessoas estuporadas ou desmaiadas.

Engorgio: Encantamento usado para fazer as coisas crescerem de tamanho ou voltarem ao tamanho normal (Se já tiverem usado o Reducio).

Enjaulius: Serve para conjurar gaiolas para criaturas mortais e perigosas.

Episkey: Cura machucados simples.

Erector: Monta coisas rapidamente.

Espantamuns: Usado para espantar criaturas selvagens.

Estupefaça/Estupore: Ambos os feitiços são os chamados feitiços Estuporantes. Eles são formados por um raio de luz vermelho que deixa o atingido inconsciente e sem forças.

Éteignez: Feitiço de Extinção. Serve para acalmar dragões.

Evanesco: Faz sumir coisas, como uma poção que deu errado ou algumas migalhas de pão que caíram no chão.

Everte Statum: Feitiço de Duelos. Faz o alvo dar piruetas no ar e cair no chão com estrondo. Solta um feixe de luz amarelo-claro.

Expecto Patronum: Convoca um Patrono.

Expectus Mortais: Deixa o alvo atingido inconsciente, lançando um jorro de luz cegante da ponta da varinha.

Expelliarmus: Feitiço de desarmamento e ataque.

Expulsório: Feitiço Expulsorio. Manda um objeto para longe de quem o está segurando.

Feitiço Anti-cola: Um feitiço usado em penas e pergaminhos para evitar que os alunos colem nos exames.

Feitiço Anti-gravidade: Cria uma névoa que quando você passa por ela, o seu corpo vira de cabeça para baixo como se o céu fosse o chão e o chão fosse o céu.

Feitiço Antiquebra: Faz um objeto ficar inquebrável.

Feitiço Anti-trouxa: Um feitiço para manter os trouxas afastados. Quando algum trouxa chega perto do local onde foi lançado o feitiço, ele se lembr imediatamente que tem uma coisa urgente para fazer e vai embora.

Feitiço da Faixa Etária: Cria uma linha em volta de algum objeto que impede que bruxos menores de idade atravessem, mesmo se tomarem a Poção de Envelhecimento.

Feitiço das Bolhas: Faz sair bolhas douradas da varinha. Muito útil para usar na decoração de Natal.

Feitiço das Flechas: Atira flechas pela varinha. Usado pelos torcedores do time Flechas de Appleby quando ganhavam um jogo.

Feitiço de Extinção: Para acalmar animais grandes como dragões e acromântulas.

Feitiço de Ingurgitamento: Feitiço que faz a pessoa atingida inchar.

Feitiço do Hálito de Pimenta: Faz a pessoa atingida começar a cuspir fogo, como um dragão.

Feitiço do Sono: Usado para adormecer pessoas por um tempo.

Feitiço Secante: Faz alguma coisa secar, como poças de água de chuva e suco de abóbora derramado no chão.

Feraverto: Feitiço de Transfiguração. Usado para transformar animais em cálices com água.

Ferreous: Feitiço utilizado para atacar o oponente com um devastador jato de ar atmosférico, desestabilizando-o. Pode defender o feitiço Airpin.

Ferula: Cria uma atadura para ser usada em machucados. Não tem poder curativo.

Fidelius: É um feitiço extremamente complexo que implica esconder o segredo, por meio de magia, em uma única pessoa viva.

Finite Incantatem: Acaba com o efeito de qualquer feitiço, exceto quando o alvo já está morto.

Finite Patronum: Desfaz, nada mais, nada menos, do que o patrono do oponente.

Flagrate: Cria uma chama fina no ar, que permite fazer desenhos com a varinha. O desenho dura por um tempo.

Flipendo: Cria uma pequena rajada de vento, capaz de mover pequenos objetos e pequenas criaturas.

F'ondumen: Feitiço para Confundir. Serve para tornar alguma pessoa ou objeto confuso.

Fosforepelio: Conjura uma barreira ectoplásmica sem a necessidade de um espírito ter passado por perto. A barreira causa dano ao atingir o alvo, se este for animado.

Fumos: Cria Fumaça.

Furnunculus: Cria furúnculos na cara da pessoa atingida.

Gerremoffme:Anula o feitiço oppugno

Glacius: Congela um objeto ou alguma criatura. Útil também para apagar incêndios.

Hagesse: Feitiço de Anti-cola. Faz com que não sejam permitidas colas no momento das provas.

Harpa Retificus: Um tenebroso som de orquestra sai da varinha e pode ser utilizado tanto para amedrontar como para dançar.

Headolov: Produz um raio de luz azul turquesa que retira as dores da vítima, servindo como anestésico.

Herbivicus: Faz com que as plantas cresçam mais rápido. Também atrai moscas-vampiro, se for numa pessoa ou animal, começará a nascer fungos.

Homenum Revelio: Usado para detectar presença humana num prédio (casa, etc), assim como indicar sua localização.

Homorfo: Feitiço usado contra lobisomens para que estes regressem à forma humana, embora de forma um tanto dolorosa. Também transforma animagos de volta à forma humana.

Ignotus Glaciare: Este feitiço cria uma chama de cor azul, do tamanho de uma tocha, que não se alastra, permanecendo do mesmo tamanho.

Ilcorporis - é um raio-x do corpo e também mostra com uma cor meio esverdeada os locais afetados por alguma doença. Dizendo Ilcorporis + algum local do corpo, só é visto apenas essa parte no exame.

Illegibilus: Deixa o que se escreve ilegível.

Immobilus: Paraliza criaturas por um tempo, e as deixa na mesma posição. Em seres humanos, diminui os reflexos motores.

Impedimenta: Azaração do Impedimento. Usado para paralisar ou fazer alguma coisa ir mais devagar.

Impervious: Torna coisas a prova d'água ou repele a água já existente.

In Albis: Apaga o que foi escrito. Deixa o pergaminho novamente em branco.

Incarcerous: Cria cordas do nada que se prendem em volta do alvo atingido.

Incêndio: Cria chamas no local desejado. Pode começar um incêndio.

Inflatis: Utilizado para encher os pulmões da vítima com ar. Usado em conjunto com o feitiço Reanimus quando alguém está em parada cardíaca.

Inflatus: Infla pessoas e objetos.

Inner Curats: Estanca qualquer hemorragia interna.

Junleum: Faz com que os joelhos da vítima grudem-se no chão, deixando suas pernas imóveis.

Lacarnum Inflammare: Uma chama sai da varinha do lançador e envolve o alvo, fazendo-o pegar fogo.

Lacrimas Sangrinus: Faz com que o alvejado sinta uma tristeza profunda, no qual sua alma chora lagrimas de sangue, simula um beijo de dementador.

Laetificat:Feitiço da Alegria. A pessoa sente-se feliz e divertida.

Lapífors: Transfigura pequenos objetos em coelhos.

Levicorpus- Levanta o oponente pelo tornozelo e o deixa de cabeça para baixo.

Leviterio: Faz com que a varinha do oponente, seja lançada ao ar e exploda.

Liberacorpus: Anula o "Levicorpus", fazendo a pessoa cair ao chão.

Librecier: Feitiço Anti-trouxa. Não permite que algum trouxa chegue perto de um local ou objeto desejado.

Limpar: Como diz o feitiço, serve para limpar coisas. Curiosidade: O nome desse feitiço em inglês é Scourgify.

Locomotor Mortis: Azaração da Perna Presa. Junta as pernas da vítima fazendo com que seja quase impossível andar. Só pulando como um Saci.

Locomotor: Feitiço usado para mover os objetos (sem sair do chão) rapidamente. Se for usado por um bruxo inteligente pode mover qualquer objeto (a maioria).

Lumus Maxima: Cria forte rajada de luz momentânea pela ponta da varinha.

Lumus Solem: Igual ao Lumus Maxima, porém a luz que sai da varinha é muito mais intensa e também só dura alguns segundos.

Lumus: Faz com que a ponta da varinha seja iluminada, funcionando como uma lanterna.

Lumus: Feitiço que faz aparecer um feixe de luz na ponta da varinha como uma lanterna.

Me Oriente: Feitiço dos Quatro Pontos. A varinha gira até parar, apontando para o norte, como um bússola. Útil caso você se perca.

Melivradisso: Contra-feitiço do "Oppugno".

Mible Wimble: Deixa a vítima gaga.

Mobiliarbus: Move objetos, embora acredita-se que seja usado somente para mover árvores.

Mobilicorpus: Permite que um corpo seja movido e flutue a alguns centímetros do chão.


Morsmordre: Usado para conjurar a Marca Negra.

Morstor: Cria uma imagem no céu escolhida pelo usuário.

Musculum Remendo: Feitiço usado para fazer com que qualquer músculo/articulação torcido ou machucado se recupere.

Necroavis: Conjura corvos negros que atacam sem recentimento o adversário.

Nox: Cancela o feitiço Lumus, apagando a luz da ponta da varinha.

Obliviate: Altera ou apaga a memória do alvo. Em casos extremos, os danos são permanentes.

Oclum Controlis: Feitiço de domação de feras ocluadoras, quando um com esta habilidade libera uma das feras, o feitiço impede que a mesma possua a alma do bruxo.

Oculus Reparo: Usado para consertar óculos que tenham sido quebrados.

Oppugno: Conjura um bando de pássaros que atacam o oponente com raiva. Parecido com o Avis.

Orchideous: Conjura um buquê de flores.

Pack: Arruma as malas.

Parution: Feitiço Expulsório. Manda para longe o objeto que a pessoa atingida está segurando.

Patifors: Transforma objetos em um patinho pequeno.

Pepperi Halitus: Faz o alvo cuspir fogo como se fosse dragão, faz o alvo ficar com a garganta ardendo e uma sede imensa por algumas horas.

Pericculum: Cria faíscas vermelhas da varinha que explodem como fogos de artifício no céu. Normalmente indicam perigo.

Peskipiksi Pesternomi: Uma versão de Lockhart para um feitiço paralisamente de diabretes.

Petrificus Totalus: Petrifica a vítima, impossibilitando-a de se mover ou pronunciar algum contra-feitiço.

Planctos: Conjura uma camada sólida de musgo.

Portus: Apontado para um objeto, faz ele virar uma chave de portal.

Porufus: Cria poros, ondulações, espinhas no alvo.

Prior Incantatem: Cria um eco, mostrando o último feitiço usado pela varinha.

Protean: Cria uma cópia de um objeto. Se for mágico, a cópia não copia a função mágica do objeto original.

Protego: Cria um escudo que reflete feitiços.

Proteu: Serve para encantar objetos e fazê-los agir como um par.

Quietus: Contrafeitiço de Sonorus. Faz a voz voltar ao tom normal.

Radium: Lança um feixe de raios no local. Pode ser usadopara dar carga a um objeto elétrico.

Reanimus: Utilizado para tentar reanimar um coração parado.

Reducio: Contrafeitiço de Engorgio. Diminui o tamanho de um objeto ou deixa ele no tamanho normal(Se já tiverem usado o Engorgio).

Reducto: Feitiço Redutor. Destrói objetos sólidos ou explode eles.

Reflectus Petrify: Contra-feitiço do "Petrificus Totalus"

Reflectus Tarantallegra: Contra-feitiço do "Tarantallegra".

Relaskio:Faz a pessoa desequilibrar e cair no chão.

Relaxo: Dispara faíscas; debaixo d'água, cria um jato de água quente.

Relidor - alivia a dor, deixando-a suportável em casos mais graves.

Reparo: Repara coisas quebradas.

Repeccio: O oposto de "Accio". Faz com que o objeto seja atirado para longe do feiticeiro, mas é necessário uma boa pontaria.

Repello Aparatio: Usado para impedir que aparatem ou desaparatem em um certo local.

Repello Colum: Enfeitiça uma pena para prevenir o escritor de colar enquanto escreve respostas.

Repello Mugletum: Usado para afastar os trouxas do local/objeto enfeitiçado.

Respirate: abre as vias nasais para a entrada de ar (usado também em caso de engasgo)

Revele seus segredos: Faz o alvo revelar ou mostrar o que esconde.

Rictusempra: Feitiço do Riso. Faz o atingido ficar rindo incontrolavelmente. Solta um feixe de luz prateado.

Riddikulus: Feitiço contra bichos-papões. Faz ele ficar engraçado, embora o que seja mais útil contra um bicho-papão seja a risada.

Salvio Hexia: Torna uma área, impossível de ser hostil. Isso significa que não se poderá praticar legilimência ou ocultismo dentro daquele espaço

Scorporium: Maldição de fragelos, cria um buraco na vitima ( semelhante a um tiro )

Sectumsempra: Faz cortes fundos no oponente, fazendo-o sangrar até a morte.

Sentirium Chorus: Usado para fazer a vítima chorar até cansar-se e desmaiar.

Serpensortia: Conjura uma cobra que sai da varinha.

Silencio: Impede o oponente de falar por um limite de tempo. Anulado por "Finite Incantatem".

Skurge: Limpa ectoplasmas e atordoa fantasmas.

Sonorus: Faz a voz da pessoa ficar muito alta, como se ela usasse um microfone. É necessário apontar para a garganta.

Specialis Revelio: Permite identificar feitiços e ingredientes de poções.

Speculum: Produz um efeito que repele o feitiço de volta para o bruxo que o lançou, só não funciona com Maldições Imperdoáveis.

Spongify: Transforma um objeto em uma espécie de gelatina. Se usado no chão, pode transformá-lo em algo parecido com uma cama-elástica.

Stanque sangria: pára sangramentos

Stunning: Atordoa a vitima

Tarantallegra: O alvo desse feitiço perde o controle motor sobre suas pernas, que não têm força para manter-se em pé e acaba por dançar (se mexer) descontroladamente, sem conseguir parar.

Tergeo: Seca sangue que estiver escorrendo.

Tortura Transmogrifiana: Mata pequenos animais.

Travalíngua: Faz a língua prender no céu da boca.

Uediuósi: Atira um objeto na direção de alguém.

Veget:Da energia vital à uma planta, possibilitando-a de se mexer

Ventus: Um jato de ar fresco que é utilizado para dissipar gases e fumaças e secar roupas. Geralmente utilizado para desfazer o feitiço "Fumos".

Verdimillious: Feitiço que conjura faíscas elétricas de luz verde. Capaz de causar pequenos danos ao alvo. As cargas do feitiço correspondem ao pólo positivo.

Vermillious: Feitiço que conjura um jorro de luz vermelha no oponente.

Vingardium Leviosa: Feitiço da levitação. Usado para levitar objetos de qualquer tamanho e peso.

Vipera Evanesca: Faz desaparecer uma serpente criada por magia.

Waddiwasi: É o contrário do Accio. Usado para expulsar objetos. EX: "Waddiwasi almofadas!" ou "Waddiwasi caixas".

Wingardium Leviosa: Faz objetos levitarem.




Maldições Imperdoáveis

Segundo o Ministério da Magia, quem for pego fazendo o uso das seguintes maldições, ganhará prisão perpétua em Azkaban.

Avada Kedavra: Maldição da morte. Provoca morte instantânea através de um flash de luz verde.

Crucio: Essa é a conhecida Maldição Cruciatus, faz com que a pessoa afetada sinta uma extrema dor. Tão intensa que às vezes pode deixar a pessoa louca.

Imperius: Maldição Imperius. Faz o atingido ficar sobre total controle de quem conjurou a maldição.

*Fonte: http://www.oclumencia.com.br / http://www.alohomorra.com/

Citação :
**OBS: OS PLAYERS PODEM INDICAR AOS ADMINISTRADORS FEITIÇOS QUE FALTAM NESSA LISTA (FEITIÇOS DOS LIVROS, FILMES OU JOGOS). PARA ISSO PODE MANDAR UMA PM, OU POSTAR AQUI NA LISTA O FEITIÇO E SUA FUNÇÃO, QUE DEPOIS DE ANALISAR, O INCLUIREMOS.
Ir para o topo Ir para baixo
https://lumus.forumeiros.com
 
Feitiços
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Lumus RPG :: Topicos Uteis - Leitura obrigatoria-
Ir para: